Vem aí a Super Liga Paulista de Futsal

Alberto Luz
Aproximar o futsal extra-oficial paulista do nível profissional. Este é o objetivo da "Super Liga Paulista de Futsal", competição que está sendo organizada por SportAção e Jornal do Futsal, programada para acontecer no segundo semestre deste ano e que vai reunir os melhores times da Capital, dentro e fora de quadra. "Toda semana, a equipe terá um jogo de qualidade valendo. A intenção é mantê-los jogando até o fim do ano", diz José Luis Munuera, do Jornal do Futsal, um dos responsáveis pela criação da Liga. "Nosso desafio é transformar a Liga no principal evento do futsal paulista em dois anos", acredita Munuera.
A primeira reunião entre organizadores e equipes interessadas foi realizada em 26 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo. Na oportunidade, o projeto foi apresentado.
A idéia da Super Liga é dimensionar a Capital paulista como se fora o Estado de São Paulo e transformar os bairros nas cidades do interior. Desse modo, o clube representará a população de sua região, despertando assim o interesse dos moradores locais em acompanhar e torcer pela sua equipe, como acontecia nos jogos da primeira divisão da Federação Paulista de Futsal.
Franquia
Outro detalhe da Liga é que os clubes fundadores ganharão o direito a uma franquia, cujo valor será definido anualmente pelos próprios clubes. Isso significa que o dono de uma franquia poderá alugá-la ou vendê-la no ano seguinte. Assim, para uma nova equipe entrar no campeonato, terá que pagar o valor da franquia atual, e seguir as normas da Liga. "Será aberta uma conta bancária para administrar a verba da Liga e, aos clubes caberá a divisão das receitas e despesas", diz Nivaldo Tonon, da SportAção.
A realização da Super Liga nos moldes propostos vem de encontro às aspirações de salonistas que há muito tempo militam no extra-oficial. Mas, segundo eles, o sucesso do evento depende da participação ativa de todos. "É o maior empreendimento e o maior avanço no futsal extra-oficial de São Paulo, pois você estará levando equipes de ponta para a comunidade. Com isso, vai atrair os setores publico e privado", diz Silas Oliveira, da Sport Zil. "O que a gente percebe no meio futebolístico é que falta uma competição que dê maior visibilidade às equipes, que procuram aparecer um pouco mais no cenário do futsal e, assim, poder levar o esporte para quem goste", alerta Ronaldo Luiz Leite, do Sindpd. "Essa Liga vai mexer com o extra-oficial. É uma mudança radical que a gente estava procurando e, até que enfim chegou", acredita Silmar de Almeida, da AD Internacional. "Vai ser uma coisa inovadora e ousada. É um projeto que pode dar certo a partir do momento em que todas as equipes se empenhem. Estamos todos animados e esperando o começo da competição", anima Marcelo de Rosa, do Azerbajão.
Próxima reunião
Na próxima reunião, dia 22 de maio, na Câmara Municipal, serão definidos os fundadores da Super Liga e tópicos importantes, tais como: valor da franquia, taxas de arbitragem, horários de quadra e até mesmo o nome oficial da competição. "Nesse dia fecharemos o grupo para a disputa da 1ª edição da Liga. Esses serão os fundadores e ditarão as normas", diz José Luis.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *