Taboão da Serra voltou o principal com boas pretensões

Marcos Rocha, Eder Massoco e Maurício Fernandes

Depois de uma temporada afastado do futsal na categoria principal, o Taboão da Serra voltou em 2006, e muito bem por sinal. A equipe foi remontada com atletas da região, treina três vezes por semana, não paga salário, mas faz ótima campanha no Metropolitano da primeira divisão, com três vitórias e uma derrota.
Completou os três jogos do primeiro turno com campanha 100%. Perdeu na volta, para o Unimes, em Cubatão, por 6 a 4, depois ter vencido o adversário, em casa, por 3 a 0.
Paralelamente o Taboão da Serra mantém a categoria juvenil, que também participa do Metropolitano da primeira divisão. É o vice-líder da chave C, com 8 pontos ganhos em cinco jogos.
A categoria principal já está classificada à fase seguinte do Metropolitano. O grupo só tem 4 equipes, que disputam apenas a melhor colocação, já que todas estão classificadas. Mas o juvenil está brigando por vaga. No grupo estão seis equipes e apenas quatro seguirão na competição.
O juvenil teve uma estréia inusitada. A Federação antecipou o jogo de estréia contra o Águias de Nova Gerti, de São Caetano, e não avisou ao Taboão. "O Bill (supervisor) foi à Federação retirar as carteiras dos atletas e encontrou o representante do Nova Gerti, que perguntou se estava tudo certo para o jogo do dia seguinte", disse Marcos da Rocha Mendonça, diretor de Esporte de Taboão. "Foi uma correria desenfreada para conseguir reunir a molecada para o jogo. E conseguimos um ótimo empate em 9 a 9", completou.
Sobre o retorno do Taboão ao salonismo paulista, o secretário de Esporte de Taboão da Serra, Eder Massoco, é realista. "Estamos renovando a estrutura física e de jogadores. A expectativa é fazer um grande trabalho, mas sem grandes esperanças de título, é de renovação e preparação para os Jogos Regionais e projetar os times para daqui há dois anos", afirmou.
Mas o trabalho de Taboão não visa apenas o esporte de alto rendimento, que disputa além do futsal, no futebol e vôlei. "Estamos fazendo um trabalho de massificação do esporte, de inclusão social", diz Eder, que comemora: "Nos campeonatos internos temos batido todos os recordes em inscrição de equipes."
A Prefeitura, cujo prefeito é o Dr. Evilásio de Farias, vem investindo forte na formação de novos talentos em diversas modalidades esportivas, atingindo a marca de 8 mil alunos, sem contar a terceira idade. As modalidades em atividade são: futsal, futebol, basquete, vôlei, handebol, judô, caratê e capoeira. São utilizados nesse projeto cinco quadras poliesportivas e seis campos de futebol.
Nas categorias de base do futsal Taboão também está afastado. Mas a direção vem trabalhando uma equipe de alto rendimento em cada categoria.
"Estamos buscando parcerias e patrocínio para viabilizar nosso retorno à divisão especial, já no próximo semestre, em todas as categorias", disse Marcos.
O que não falta na região é jogador talentoso. "Taboão perdeu sete atletas do juvenil de 2005, inclusive o Luizinho, que foi Bola de Prata (artilheiro) Metropolitano e Estadual, além de Tênis de Ouro", relembra Marcos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *