No sufoco, Brasil vence a Colômbia na decisão do Grand Prix

img180
O capitão Franklin levanta a taça de campeão

Foto: Rodrigo da Cruz Gomes

A seleção brasileira de futsal sagrou-se campeã do Grand Prix de Futsal da América do Sul, competição realizada na Arena Multiuso de Brusque (SC), de 20 a 24 de setembro, ao vencer a Colômbia por 7 a 3. O destaque da partida ficou para a atuação do pivô Betão, que marcou dois gols e se consolidou como artilheiro do torneio com 6 gols.
Apesar do placar dilatado, o Brasil encontrou dificuldades no início da partida, tanto que os adversários saíram na frente e ainda abriram frente de 2 a 0. Porém, logo após sofrer o segundo gol, a 4 26, o técnico Paulo César de Oliveira (PC) pediu tempo e reorganizou a equipe verde-amarela, alterando totalmente o time que vinha jogando. Saíram Falcão, Jonas e Ari e entraram Índio, Vinícius e Betão. O resultado foi quase que imediato e surtiu efeito em pouco mais de dois minutos.
Betão marcou o primeiro tento brasileiro após uma jogada trabalhada por toda equipe. Logo a seleção brasileira se encontrou em quadra, e a virada surgiu de forma natural, com gols de Vinícius, Betão novamente e Falcão. Com 4 a 2 no primeiro tempo, o técnico PC pôde trabalhar com tranqüilidade no vestiário, e a superioridade brasileira continuou a ser a tônica da partida na etapa complementar. Simi, duas vezes, e Ari fecharam o placar para o Brasil, enquanto Salcedo ainda fez mais um para os colombianos, faltando menos de 30 segundos para o fim da decisão.
A torcida de Brusque teve o privilégio de acompanhar de perto o primeiro título da Era PC , que começa com 15 vitórias em 15 jogos e trazendo uma reformulação no elenco da seleção, como é o caso do ala Valdin, que mais uma vez se sobressaiu. “Com o passar dos jogos fui me soltando e espero ter agradado o técnico PC, para que eu possa estar sempre aqui”, disse o jogador, que participou diretamente de pelo menos dois gols brasileiros na decisão.
Como contraponto da reformulação o capitão Franklin, jogador mais experiente do elenco convocado para o Grand Prix, com 34 anos, destacou a maturidade do time. “Apesar dos jogadores não serem tão rodados tivemos a tranqüilidade para jogar com o placar adverso e conseguimos a virada de forma natural”, concluiu.
Semifinais
Na fase semifinal a seleção brasileira superou a Argentina por 2 a 0, gols do Falcão e Betão. Os colombianos venceram o Uruguai por 3 a 0. O destaque da Colômbia foi o ala/pivô Jhon Pinilla, que neste jogo fez um gol e deu o passe para outro.
Na fase classificatória a seleção brasileira começou goleando o Uruguai por 5 a 1, com gols do Falcão, Dimas e Betão (3). No jogo seguinte, já classificado, o Brasil goleou a Venezuela por 7 a 0, com gols de Simi (2), Valdin (2), Dimas, Vinícius e Pablo.
A Colômbia foi a grande revelação da competição. Começou a competição com vitória de 3 a 0 pra cima do Paraguai e na disputa pela vaga venceu a Argentina por 1 a 0, empurrando os portenhos para a semifinal contra o Brasil.

Ficha Técnica – Brasil 7×3 Colômbia
Data: 24/9 – Horário: 10h – Local: Ginásio Arena Multiuso – Brusque (SC)
Árbitro Principal: Álvaro Sacarelo Pintos (Uruguai); Árbitro Auxiliar: Joel Leopoldo Ruiz (Paraguai); Anotador: Fernando Javier Laballos (Argentina); Cronometrista: Leonardo Taricani Soto (Venezuela); Representante da Conmebol: José Henrique Romero (Uruguai)
Brasil: Franklin, Valdin, Falcão, Jonas e Ari – Entraram: Vinícius, Índio, Betão, Simi, Ciço e Pablo – Téc.: Paulo César de Oliveira (PC)
Colômbia: Lozano, Hernandez, Estupiñán, Salcedo e Pinilla – Entraram: Freddy, Abril e Parra – Téc.: Jairo Diaz
Gols- Brasil: Betão (2) (5 28 e 8 40); Vinícius (6 53); Falcão (13 09); Simi (2) (31 17 e 32 30) e Ari (34 12). Colômbia: Salcedo (2) (1 07 e 39 31) e Hernandez (4 26).
Cartões- Brasil: Valdin e Vinícius (amarelos); Colômbia: —

Tabela de Jogos
20-09-05:
Venezuela 0 x 0 Uruguai
Paraguai 0 x 3 Colômbia
21-09-05
Brasil 5 x 1 Uruguai
Argentina 0 x 1 Colômbia
22-09-05
Brasil 7 x 0 Venezuela
Argentina 4 x 3 Paraguai
23-09-05 – Semifinais
Colômbia 3 x 0 Uruguai
Brasil 2 x 0 Argentina
24-09-05 – Disputa do 3º lugar
Uruguai 1 x 3 Argentina
24-09-05 – Decisão do título
Brasil 7 x 3 Colômbia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *