ADD desenvolve projeto pioneiro de formação de crianças atletas com dificiência

Instituição treina seus alunos na infância no Programa Crianças que já disponibilizou atletas para a seleção

A ADD – Associação Desportiva para Deficientes completa sete anos de fundação do Programa Crianças que forma atletas mirins com deficiência. O projeto da instituição foi pioneiro no Brasil e ajudou na transformação da vida de muitas crianças promovendo um processo de inclusão social e ultrapassando os limites físicos impostos pelas deficiências dos alunos. A ADD, que é uma entidade sem fins lucrativos, gera a integração da pessoa com deficiência na sociedade por meio da prática do esporte, educação e cursos de capacitação.

O Programa Crianças nasceu em 2001 com crianças deficientes de cinco a 14 anos de idade, que praticam basquete em cadeira de rodas e natação. No programa, os professores inserem o esporte de maneira lúdica e recreativa, proporcionando uma reflexão sobre o comprometimento da deficiência e fortalecendo a personalidade da criança, para que ela tenha mais confiança no seu futuro.

Atleta na seleção

Além de promover a integração da criança, o Programa ainda descobre novos talentos do esporte adaptado, auxiliando na formação de atletas como é o caso de Daniel Dias, que começou sua carreira na ADD, o brasileiro terminou o Parapan como o maior medalhista da delegação com oito medalhas de ouro, bateu dois recordes mundiais e quatro parapan-americanos. Outra atleta é a Mariana do Nascimento Costa, que iniciou os treinamentos na primeira equipe infantil de basquete em cadeira de rodas, em 2001, e hoje treina na equipe juvenil ADD/Bicbanco e participa de alguns treinos da equipe ADD/Magic Hands.  A ADD formou ainda a equipe juvenil em março de 2004 que gerou convocações de atletas para as seleções estaduais e nacional.

As crianças que compõem as equipes de basquete infantil treinam uma vez por semana em escolas e universidades, o que ajuda na integração destas crianças com outras sem comprometimento físico. Para fazer parte das equipes de basquete infantil, as crianças passam por uma seleção educacional e avaliações médicas, psicológicas, sociais e técnica. O Programa Crianças conta com parcerias institucionais com colégios, como o Colégio Madre Cabrini e Pueri Domus; além do patrocínio de empresas como Atlas Schindler e Carglass.

O programa é coordenado por uma equipe técnica especializada no atendimento de pessoas com deficiência e tem o acompanhamento de um coordenador técnico experiente em treinamento de crianças, nutricionista e professores treinados.

Além do treinamento esportivo, a ADD também oferece toda a estrutura psicológica e acompanhamento necessário para que a criança tenha um desenvolvimento saudável, retome suas atividades diárias, seja participativa, ativa e independente.

O esporte adaptado tem história

O esporte adaptado no Brasil surgiu em 1958 com a fundação de dois clubes esportivos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nos últimos cinco anos, o esporte adaptado brasileiro vem evoluindo: nas Paraolimpíadas de Atenas, em 2004, o Brasil conquistou um número recorde de medalhas, 31, sendo 13 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze, quebrando vários recordes mundiais.

Sobre a ADD

Criada em 1996, a ADD – Associação Desportiva para Deficientes é uma entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento da pessoa com deficiência por meio do esporte, educação e cursos de capacitação. A associação apóia atletas nas modalidades basquete em cadeiras de rodas adulto infantil e juvenil, natação infantil, atletismo, ciclismo tandem  e surf. Na área de capacitação e geração de renda, a ADD oferece cursos para  pessoas com  deficiência e familiares. Para realização dos seus programas, a ADD conta com o patrocínio de empresas privadas, como  Aliança do Brasil,  Atlas Schindler, Bicbanco, Carglass,  Converplast, Instituto Eurofarma e SESVESP. São mais de 11 mil pessoas atendidas diretamente e milhares indiretamente.

A ADD  detém, entre outras condecorações, o Prêmio Marca Brasil, categoria Melhor Marca de Entidade, por ter sido a mais lembrada  em 2007 por leitores da Revista Reabilitação, veículo de referência no segmento de pessoas com deficiência. O prêmio, que está em sua oitava edição, é considerado um dos mais importantes e expressivos para o setor empresarial brasileiro. Organizado pela Trio International Distinction, o Prêmio Marca Brasil segue a metodologia de em conjunto com as principais publicações de cada setor determinar as categorias que serão pesquisadas visando a identificação das marcas que têm preferência dos consumidores.

Em 2006, a associação foi condecorada com o selo Organização Parceira oferecido pelo Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP). O selo tem validade por dois anos e é concedido às organizações que mantém uma parceria ativa com o CVSP e oferecem um programa de voluntário atuante.

Mais informações no site www.add.org.br ou telefone (11) 5011-6133.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *